quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Uma terapia escrita

"Escrever me dá a sensação de que eu vivo intensamente..."
[Caio F. Abreu]


Sinceramente, não consigo mais imaginar minha vida sem o Caixa Preta. E quando digo sem o blog, quero dizer também, sem escrever. Não me considero uma escritora, talvez por hobby, apenas. Só me atrevo a escrever no blog e, no máximo, algumas palavras soltas por aí.

Escrever, para mim, é algo que vai além de só colocar palavras em um bloco de notas. Escrever é colocar a alma para fora, intensificar vivências ou criar novas possibilidades. Quando escrevo, transcendo. Cada palavra sai com alegria e sofrimento, porque escrever não é só felicidade. Muitos dizem isso e eu concordo, as palavras exigem de nós uma relação de amor e ódio. Elas brincam de correr facilmente, fluir e em outros momentos se escondem, fazem greve.

Escrevo por uma necessidade maior. Torno reais os meus delírios, expresso meus dramas e até elaboro algumas questões que nem sequer havia percebido.  Porém, às vezes também tenho medo de escrever, tento evitar. Escrever liberta demônios. Cansa. É um estado que beira à loucura, de tão intenso. Escrever é uma terapia, digo.

Às vezes, mesmo quando não torno visíveis as minhas palavras, escrevo mentalmente. Acredito que também escrevemos por dentro. Para mim, escrever nos torna mais vivos, nos mantém naquela zona onde tudo é permitido apesar de. Por uma necessidade assim, de me sentir viva, talvez, escrevo e propago a ideia, vamos tornar esse mundo mais vivo.



5 comentários:

  1. Grande Lu,

    Ficou muito íntimo para mim quando falaste do escrever usando o nome do seu blog, porque ele respira a partir de várias expressões textuais ou poéticas de seus sentimentos, desabafos, medos, luzes, sombras que ocorreram e ocorrem em sua vida. Motivo pela qual você escreve, conforme expressou aqui.

    Quando falas «intensificar vivências» é um fato que também encontro com o escrever; a intensificação, no meu caso, se dá a partir do desdobramento do que vivenciei. Ver as palavras espelhando as lições e aprendizados intensifica mais ainda o que interiormente captei.

    Obrigado por participar do «A última palavra».

    ResponderExcluir
  2. "Acredito que também escrevemos por dentro.". Luciana, você acaba de escrever por fora o que escreve por dentro a muito tempo: a necessidade e o prazer de escrever e se libertar. E sim, vamos tornar esse mundo mais vivo. Certamente, você já começou e muito muito muito bem por sinal! Meus parabéns, você é uma excelente escritora! Seja bem-vinda ao blog "A última palavra"!

    Beijos,
    Nati.

    ResponderExcluir
  3. "Escrever é colocar a alma para fora, intensificar vivências ou criar novas possibilidades."

    Adorei o texto da Lu e me identifiquei deveras, mas eu tenho um tanto medo dessa propagação de ideia. Já percebeu como, cada vez mais, tem gente que se diz escrever, mas escreve errado? Pra escrever tem que ser de mãos dadas com a língua portuguesa, nada de "acim", "derrepente", "voçe". E pior que isso ainda, são aqueles que dizem escrever, mas só fazem é roubar linhas alheias.

    Beijinho, MF
    »Palavras e Silêncio

    ResponderExcluir
  4. Quando escrevo sinto que minha alma fica mais leve, como se extravasar os sentimentos através da escrita a libertasse.
    Escrever é liberdade.

    Beijos.

    ResponderExcluir